AESA RECEBE COMITIVA DE AUTORIDADES PARA VISITA INSTITUCIONAL

A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) recebeu nesta segunda-feira (25) uma comitiva de autoridades em uma visita de cortesia. Entre os visitantes estavam a presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Verônica Sánchez; o diretor interino da ANA, Nazareno Araújo; o secretário de Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte, Paulo Varela; o presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacia Hidrográfica (Rebob), Lupércio Ziroldo; a presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Suzana Montenegro; e membros da comissão organizadora do Fórum Brasil das Águas, que será realizado entre os dias 5 a 9 de maio do próximo ano, em João Pessoa. O presidente da Aesa, Porfírio Loureiro, conduziu o encontro com uma apresentação detalhada sobre as instalações da agência, destacando os principais projetos e iniciativas. Na ocasião, foram apresentados o site da Aesa e as metodologias utilizadas para a concessão de outorgas e licenças para a construção de barragens. Porfírio também destacou iniciativas de sucesso, como o projeto “Comitês nas Escolas”, o desempenho no Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão) e o funcionamento do Sistema Estadual de Informações sobre Recursos Hídricos da Paraíba (Seira), considerado “a menina dos olhos” da Agência. Loureiro agradeceu a visita da ANA e reforçou a importância das parcerias estabelecidas. “Essa cooperação é essencial para fortalecermos as ações de gestão integrada e garantir o uso sustentável dos recursos hídricos”, destacou o presidente. A visita fortaleceu o diálogo entre os órgãos de gestão de recursos hídricos e reafirmou o papel da Aesa como referência na área.
Aesa apresenta Relatório Anual de Gestão dos Recursos Hídricos na ALPB

A Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizará uma sessão especial no próximo dia 26 de novembro, às 14h30, no Plenário Deputado José Mariz. O evento contará com a apresentação do Relatório Anual de Gestão dos Recursos Hídricos, realizada pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). Essa iniciativa, conduzida pelo diretor presidente da Aesa, Porfírio Loureiro, ocorre anualmente e tem como principal objetivo garantir transparência à sociedade sobre as ações implementadas na gestão dos recursos hídricos no estado. A sessão será transmitida pelo Sistema Virtual da ALPB e poderá ser acompanhada pela TV Assembleia (Canal 8.2) e pelo canal do YouTube “Legislativo PB”.
AESA PARTICIPA DO 17º SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), está participando do 17º Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste (SRHNE), realizado em João Pessoa. Promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), o evento reúne especialistas de todo o Nordeste para debater inovações na gestão hídrica. Uma comitiva composta por diretores, gerentes e técnicos da Aesa representa o estado no simpósio, que também conta com o apoio da agência. Além disso, a Aesa apresenta seus projetos e ações em prol da segurança hídrica em um stand exclusivo. Com o tema “Gestão Inteligente dos Recursos Hídricos no Nordeste do Brasil: Utilização de Inteligência Artificial e Big Data para Prever, Mitigar e Responder a Eventos Extremos”, o simpósio aborda o papel da tecnologia no enfrentamento dos desafios climáticos e na gestão sustentável dos recursos hídricos. Na abertura do evento, o presidente da Aesa, Porfírio Loureiro, destacou a importância da colaboração nacional para o fortalecimento dos órgãos gestores. “A Aesa não seria o que é hoje se não fosse a colaboração e a cooperação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Esse tipo de evento faz com que a gente engrandeça mais, apresente o que estamos fazendo e colha dos outros estados as experiências exitosas que estão acontecendo. Aqui é um ambiente de troca, tanto de ensinamento como de aprendizado”, afirmou.