Presidente da Aesa integra time de especialistas no 1º Fórum Brasil das Águas

A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) marca presença no 1º Fórum Brasil das Águas, movimento que agrega vários encontros e eventos sobre os desafios dos recursos hídricos no País, de 5 a 9 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR). O presidente da Aesa, Porfírio Catão Loureiro, integra o time de especialistas da programação e, na manhã desta terça-feira (6), participou do painel “A equidade de gênero na Gestão das Águas”. Juntamente com a presidente executiva do Instituto Trata Brasil, Luana Pretto, o presidente da Aesa debateu sobre a questão de gênero nos setores de Água e Saneamento. “É importantíssimo que a Aesa possa contribuir ativamente em um evento de tanta relevância, que reúne o poder público, a iniciativa privada, entidades civis, academia e toda a sociedade para debater políticas públicas, educação ambiental e engajamento social para a gestão das águas. Neste painel, tivemos a oportunidade de ter uma discussão rica e proveitosa sobre estratégias que visem a inclusão de questões de gênero no planejamento das nossas ações”, explicou Porfírio. O 1º Fórum Brasil das Águas tem o objetivo de se inserir na agenda dos recursos hídricos do País, debatendo as ações vigentes, as mudanças climáticas em curso, o uso racional dos recursos hídricos, o reuso, a inovação, a regulação e o financiamento de obras e serviços necessários, envolvendo nos debates toda a sociedade brasileira, na busca de alinhar as políticas públicas para melhor cuidar do nosso recurso natural. Na manhã desta quarta-feira (7), o presidente da Aesa também participará do painel “A Educação Ambiental e Capacitação fortalecendo a Gestão dos Recursos Hídricos”, apresentando o case local da Educação Ambiental e Capacitação nos Comitês de Bacias. “Muito nos orgulha poder levar o trabalho que estamos fazendo na Paraíba como exemplo para todo o Brasil. Isso mostra que o Governo do Estado está no caminho certo, contribuindo de forma eficaz para a gestão das águas do País “, pontuou.
Fórum Brasil das Águas: João Pessoa é confirmada como sede da segunda edição, em 2025

O I Fórum Brasil das Águas ainda nem terminou, mas a cidade anfitriã da próxima edição já foi divulgada: João Pessoa, que receberá especialistas de recursos hídricos de todo o País, de 26 a 30 de maio de 2025. A notícia foi dada pelo presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Porfírio Catão Loureiro, que representou o governador João Azevedo na abertura do Fórum, nesta segunda-feira (5). A solenidade aconteceu em Foz do Iguaçu (PR), onde também está sendo realizada a primeira edição do evento, até o dia 9. “É, de fato, um grande presente dar essa notícia no dia do aniversário da nossa Capital. Sermos escolhidos para acolher especialistas, pesquisadores e gestores de todo o Brasil mostra o quanto estamos nos tornando referência na gestão das águas. Isso é prioridade para o Governo do Estado e esse trabalho focado vem pondo a Aesa num patamar respeitado no setor”, analisou o presidente da Aesa. O 1º Fórum Brasil das Águas é um movimento que agrega vários encontros paralelos sobre os desafios dos recursos hídricos no País, de 5 a 9 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR). Uma comitiva da Aesa está participando do evento e o presidente da Agência está à frente de dois painéis da programação: o painel “A equidade de gênero na Gestão das Águas”, realizado na manhã desta terça-feira (6); e o painel “A Educação Ambiental e Capacitação fortalecendo a Gestão dos Recursos Hídricos”, nesta quarta-feira (7), quando Porfírio apresentará o case local da Educação Ambiental e Capacitação nos Comitês de Bacias.
Continuam abertas as inscrições para 2º Simpósio Paraibano de Segurança de Barragem

Estão abertas as inscrições para o 2º Simpósio Paraibano de Segurança de Barragens que será realizado nos dias 13 e 14 deste mês, em João Pessoa. Para participar basta preencher o formulário disponível no site aesa.pb.gov.br . O evento é gratuito e será organizado pelo Governo do Estado, por meio da Agência Executiva e Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), no auditório da Asplan, na Avenida Rodrigues de Aquino, 267, no centro da capital. CLIQUE AQUI para fazer sua inscrição. No primeiro dia do simpósio serão abordados os seguintes temas: relatório anual de segurança de barragens, recuperação de barragens, elaboração de planos de segurança, aplicação de drones na segurança, comunicação de riscos e engajamento da comunidade. A programação completa está disponível também no site aesa.pb.gov.br. “O evento é aberto para todos, desde estudantes, empreendedores, agricultores, proprietários de terras com barragens, representantes de prefeituras, gestores de órgãos importantes com o Departamento Nacional de Obras Contra Secas e todos que fazem parte do Sistema Nacional de Recursos Hídricos”, explicou o diretor-presidente da Aesa, Porfírio Catão Cartaxo Loureiro. De acordo com o diretor-presidente, nenhuma das 135 barragens monitoradas pelo Governo do Estado, corre risco e rompimento. “A Paraíba é um dos poucos estados do Brasil que possui um programa permanente de recuperação de barragens com recursos próprios. Além O governador João Azevedo instituiu em 2019 o programa de manutenção e conservação. Quando são pequenos serviços, a própria Aesa realiza. Para os casos onde são necessárias obras de maior relevância, nós encaminhamos a demanda para Secretaria de Infraestrutura, que rapidamente entra em ação. Por isso podemos garantir que nenhuma barragem de responsabilidade do Governo do Estado está em risco”, enfatizou Porfírio.