Aesa é convidada para participar do evento “Diálogos de Sustentabilidade no Setor Sucroalcooleiro: Fauna e Floresta”

A Agência Executiva das Águas foi convidada para participar do evento “Diálogos de Sustentabilidade no Setor Sucroalcooleiro: Fauna e Floresta”, organizado pela Universidade Federal da Paraíba e Japungu Agroindustrial, a ser realizado na Associação de Plantadores de Cana da Paraíba (ASPLAN), em João Pessoa, no dia 19 de abril de 2018. O encontro tem o objetivo de reunir os setores ambientais da academia, terceiro setor e a indústria sucroalcooleira paraibana para discutir uma agenda de interesses convergentes. O evento tem inscrições gratuitas que podem ser realizadas clicando aqui.
Semana de Mobilização em Defesa da Água realiza atividades em 4 cidades

Depois de passar pelas cidades de João Pessoa, Conde e Patos, a caravana da Semana de Mobilização em Defesa da Água desembarcou no Sesc Centro de Campina Grande na sexta-feira, dia 23. Especialistas em recursos hídricos do Governo do Estado realizaram apresentações sobre desenvolvimento sustentável, a importância da preservação dos rios e o uso consciente da água para alunos das redes municipal e estadual. A programação teve início às 9 horas e contou com palestras, oficinas de pintura e apresentação da peça teatral “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, da Companhia Arretado Produções Artísticas. O espetáculo animou estudantes de João Pessoa na manhã de quinta-feira, dia 22, no Teatro de Arena do Espaço Cultural José Lins do Rego durante as comemorações do dia Mundial de Água. Além da peça teatral, as crianças assistiram à apresentação “Prevenção de Acidentes Aquáticos”, do Corpo de Bombeiros e conheceram os espaços temáticos montados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Seirhmact), secretarias de Educação e Saúde da Paraíba, Sudema, Cagepa eAgência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). “Oferecendo esta programação para as escolas e orientando as crianças de uma forma lúdica nós estamos plantando uma semente para que tenhamos, no futuro, adultos mais conscientes da importância da água. Além disso, é importante aproveitarmos o Dia Mundial da Água para ampliarmos a discussão sobre a importância do uso racional dos recursos hídricos”, destacou o presidente da Aesa, João Fernandes da Silva. A Semana de Mobilização em Defesa da Água teve início na terça-feira passada, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Anaiza Luiz Calixto, localizada em Patos. No dia seguinte foi realizada a 5ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente na Escola Municipal Geni Rufino dos Santos, na cidade do Conde. O encerramento será realizado nesta sexta-feira (23), no Sesc Centro de Campina Grande.
Conselho Estadual de Recursos Hídricos aprova Plano de Capacitação e Relatório do Progestão da Aesa

O Conselho Estadual de Recursos Hídricos da Paraíba (CERH) aprovou o relatório final do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão) 2017. O documento foi apresentado pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) nesta terça-feira (27), em João Pessoa. O relatório detalhou o trabalho desenvolvido pela Aesa, entre outras coisas, na segurança de barragens, cobrança da água bruta, envio de dados para o sistema nacional de recursos hídricos e no monitoramento da variação climática. Sendo este último realizado em Campina Grande, na Sala de Situação, onde as condições meteorológicas são monitoradas de forma ininterrupta, possibilitando a prevenção de eventos críticos como secas e enchentes. Durante a reunião do conselho, os técnicos da Aesa ainda apresentaram o Plano Plurianual 2018-2021 e o Plano de Capacitação para servidores estaduais que atuam na área dos recursos hídricos. “Também detalhamos nossos gastos. Mostramos como o dinheiro do Progestão está sendo aplicado de forma responsável e transparente”, destacou o presidente da Aesa, João Fernandes da Silva. O Progestão é um programa de incentivo financeiro aos sistemas estaduais para aplicação exclusiva em ações de fortalecimento institucional e de gerenciamento de recursos hídricos. Ao aderir ao programa o Estado precisa atingir metas para garantir o repasse de recursos federais e este trabalho precisa ser aprovado pelos conselhos estaduais de recursos hídricos. O CERH é um órgão de fiscalização, deliberação e de caráter normativo que tem como objetivos coordenar a execução da Política Estadual de Recursos Hídricos; negociar políticas de preservação da água e promover a integração entre os organismos estaduais, federais e municipais e a sociedade civil.