Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) anunciou novos produtos e serviços durante a abertura oficial do 2º Fórum Brasil das Águas na noite desta segunda-feira (5), no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa.
O primeiro produto apresentado pelo diretor-presidente da Aesa, Porfírio Catão Cartaxo Loureiro, foi o Atlas Pluviométrico, um estudo de 30 anos de dados que apresenta uma nova configuração dos regimes de chuva no estado da Paraíba.
“Este é um levantamento repleto de dados históricos. Um trabalho científico brilhante, inclusive com novíssimas informações, que já mostram que a Paraíba não tem apenas dois regimes de chuva, mas três, O atlas também explica porque Cabaceiras não é mais a cidade onde chove menos na Paraíba, agora este posto pertence a Algodão de Jandaíra”, explicou Porfírio.
Na sequência foi anunciado o novo site da Aesa, um portal focado nos serviços disponíveis para os usuários de água. Na nova página também está disponível uma biblioteca digital que já tem no acervo, o novíssimo Atlas Pluviométrico.
Outro produto anunciado pelo diretor-presidente da Aesa foi o Sistema Estadual de Informações de Risco Hidroagroclimático (Seira), uma plataforma de coleta de dados integrada a modelos de previsão climática, que visa fornecer informações aos agricultores sobre época de plantio, veranicos, umidade do solo, entre outras.
Outra novidade foi o Programa Escolas Sustentáveis, derivado do projeto Comitê nas Escolas, o projeto vai bonificar escolas, professores e alunos que atenderem a um edital com foco em sustentabilidade.
Também foi anunciada a atualização do enquadramento dos corpos hídricos, que será realizada em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O trabalho avaliará a qualidade da água de rios, açudes e reservatórios subterrâneos.